Criando um Azure SQL Database

Neste primeiro post vamos criar um banco de dados no Azure, o SQL Database. O SQL Database é um banco de dados relacional como um serviço na nuvem (DBaaS) ou uma plataforma de banco de dados como um serviço (PaaS). Existem algumas diferenças entre o Azure SQL Database e o SQL Server, mas vamos falar disso em outro momento.

Se você ainda não tem uma conta no Microsoft Azure, clique aqui para criar uma conta gratuita. Agora, com sua conta criada, vamos acessar o portal e selecionar a opção “SQL Database” localizada em “All resources” > “Data + Storage”.

imagem1

Agora vamos informar qual o nome do banco de dados que será criado, qual assinatura vamos utilizar, o grupo de recursos e se queremos criar um banco de dados em branco, um banco de dados com uma base de exemplo ou criar a partir de um backup (nesse caso vamos criar um banco de dados com uma base de exemplo).

O próximo passo é definir o servidor para o nosso banco de dados. Além das informações básicas como o nome do servidor e dados de acesso, temos a localização, se vamos utilizar a versão V12 e se vamos permitir que os serviços do Microsoft Azure acessem nosso servidor.

imagem2

Após criar um novo servidor, vamos escolher agora a camada de serviço. A escolha da camada de serviço deve ser de acordo com a carga de trabalho, mas não se preocupe com isso agora, é possível alterar essa camada a qualquer momento.

imagem3

Podemos definir também qual collation usar, por padrão o banco de dados será criado com o collation SQL_Latin1_General_CP1_CI_AS. Importante lembrar que não é possível alterar o collation após a criação do banco de dados. Agora clique em “Create” e aguarde a conclusão do processo.

imagem4

Vamos usar o SQL Server Management Studio para acessar nosso banco de dados, mas antes precisamos liberar nosso acesso nas configurações de firewall do nosso servidor. Para isso basta selecionar a opção “Add client IP” e salvar.

imagem6

Na guia “Overview” do servidor selecione nosso banco de dados (ou diretamente através da guia “All resources”) para visualizar e copiar o endereço de acesso.

imagem7

Abra o SSMS e realize uma nova conexão.

imagem8

Pronto, estamos conectados no Azure SQL Database com nossa base de exemplo.

imagem9

Até a próxima…

Deixe um comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s