Alterando a camada de serviço e nível de desempenho do Azure SQL Database

Um dos benefícios da computação em nuvem é justamente a possibilidade de aumentar ou diminuir, de forma simples, os recursos de um determinado serviço. Para o Azure SQL Database não é diferente, temos atualmente três camadas de serviço, sendo Basic, Standard e Premium e a para cada camada temos os níveis de desempenho. Sendo assim, é possível alterar o poder de processamento (e demais características) a qualquer momento com um tempo mínimo de inatividade para sua aplicação.

O processo para alterar a camada de serviço e nível de desempenho é extremamente rápido, normalmente menos de 30 segundos, mas pode variar de acordo com o tamanho do banco de dados, camada de origem e destino e transações em andamento. Além disso, quando vamos diminuir nossa camada ou nível, temos que verificar as características da origem e destino, como por exemplo o tamanho máximo suportado para o banco de dados.

Para acompanhar o processo de atualização utilize a DMV sys.dm_operation_status.

tier0

ALTERAR VIA PORTAL

Acesse o portal do Microsoft Azure e selecione seu Azure SQL Database, logo após selecione a opção “Pricing tier (scale DTUs)”. Uma lista com todas as opções disponíveis será exibida, veja que há camadas de serviço e seus respectivos níveis de desempenho, escolha uma opção (por exemplo S0 Standard) e clique no botão “Select” para alterar.

tier1

Após escolher o novo nível de desempenho o processo será iniciado em tempo real, para verificar o nível de desempenho atual basta verificar a descrição que será exibida em “Pricing tier” na opção “Overview” do seu Azure SQL Database, assim que o processo concluir essa informação será atualizada.

tier2

ALTERAR VIA POWERSHELL

Abra o Azure PowerShell e acesse sua conta com o comando abaixo (se você não têm os módulos do Azure para o Windows PowerShell, clique aqui).

ps04

O comando abaixo exibe as assinaturas disponíveis.

ps05

Agora vamos selecionar uma assinatura.

ps06

Pronto, agora vamos executar o cmdlet “Set-AzureRmSqlDatabase” para alterar a camada de serviço para “Standard” e o nível de desempenho para “S0”, após a conclusão do processo de atualização serão exibidas as novas informações do banco de dados.

tier3

Até a próxima…

Deixe um comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s