Movendo seu banco de dados local para o Azure

Hoje vamos mover nosso banco de dados local para uma máquina virtual no Azure, vamos fazer isso utilizando o arquivo de backup do nosso banco de dados local e a ferramenta AzCopy. Essa é uma das formas que temos para mover nosso banco de dados para o Azure, porém é uma forma indicada para bancos de dados pequenos ou para bancos de dados que possuem uma janela de manutenção para essa manobra.

Antes de começarmos, faça o download do AzCopy aqui, a instalação é bem simples, aquele famoso avançar, avançar, concluir. 🙂 Agora vamos acessar o portal do Azure e criar nossa conta de armazenamento.

azcopy01

Não vamos entrar em muitos detalhes sobre as opções disponíveis na criação da sua conta de armazenamento, mas alguns itens são importantes como Account kind, no caso “Blob storage” (veja que em Performance a opção “Premium” está desabilitada porque ela é utilizada apenas para discos em máquinas virtuais). Além disso temos o Access tier que definimos com base na frequência de acessos ao arquivo e Storage service encryption para criptografar nossos arquivos (isso é transparente para o usuário além de ser uma boa prática).

azcopy02

Agora vamos criar um novo container, no caso vou chamar de “backup”.

azcopy03

Abra o AzCopy e execute o comando abaixo,  passando como parâmetro o caminho de origem do arquivo, o endereço do seu container que receberá o arquivo, a chave de acesso da sua conta de armazenamento (disponível em Access keys) e o arquivo que será enviado.

AzCopy /Source:"C:\Pasta\" /Dest:"https://endereco.blob.core.windows.net/container/" /DestKey:chave de acesso" /Pattern:"arquivo.bak"

azcopy04

Pronto, o arquivo foi carregado, vamos conferir? Acesse o container da sua conta de armazenamento através do portal do Azure.

azcopy05

Agora vamos acessar nossa máquina virtual através do Remote Desktop e com o AzCopy instalado vamos realizar o mesmo processo, porém agora para realizar o download do nosso arquivo de backup, para isso vamos utilizar o comando abaixo.

AzCopy /Source:"https://endereco.blob.core.windows.net/container/" /Dest:"C:\Pasta\" /SourceKey:chave de acesso" /Pattern:"arquivo.bak"

azcopy06

Download feito, agora é só restaurar o banco de dados.

A partir da versão 2012 SP1 CU2 do SQL Server é possível realizar o backup e restore diretamente para o serviço de armazenamento do Azure, o procedimento acima é indicado para versões anteriores. Veja mais informações em SQL Server Backup and Restore with Windows Azure Blob Storage Service.

Até a próxima…

Deixe um comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s