Microsoft R Server no Azure

Fala pessoal, tudo bem?

Hoje vamos criar uma máquina virtual no Azure com o Microsoft R Server. Se você tem um grande volume de dados para analisar pode contar com os benefícios da nuvem para isso, podendo redimensionar sua máquina virtual de acordo com sua necessidade e usar quando necessário. Vamos começar?

Acesse o portal do Azure, clique em Novo e faça uma pesquisa por “r server”, algumas opções serão exibidas, vamos utilizar a versão para Linux (Ubuntu) conforme imagem abaixo.

rserver01

A primeira etapa são as configurações básicas da máquina virtual: nome da máquina, usuário e senha de acesso, grupo de recurso e região.

rserver02.png

Agora vamos escolher o tamanho da nossa máquina.

rserver03

Na próxima etapa temos algumas configurações opcionais como rede virtual, endereço público e grupo de segurança. Você pode simplesmente avançar que os novos recursos serão criados com as configurações padrão.

rserver04

Agora basta clicar no botão “OK” para iniciar a criação da máquina virtual.

rserver05

Após alguns minutos sua máquina virtual estará disponível.

rserver06

Vamos utilizar o PuTTY para acessar nossa máquina virtual, por padrão a porta 22/TCP é adicionada automaticamente ao grupo de segurança, você pode alterar de acordo com sua necessidade. No PuTTY em “Host Name (or IP address)” informamos o nome de usuário que definimos na criação da máquina virtual e o endereço IP, conforme abaixo.

rserver07

Será solicitada a senha do usuário que também definimos na criação da nossa máquina virtual, logo após digitar sua senha a sessão será iniciada, agora basta chamar o R (digite “R” – em maiúsculo – e aperte “enter”).

rserver08

Vamos testar, digite “version” no prompt e algumas informações sobre a versão do R serão exibidas, pronto sua máquina virtual com o Microsoft R Server está funcionando!

rserver09

Espero ter ajudado e até a próxima…

2 comentários sobre “Microsoft R Server no Azure

Deixe um comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s